Image by Matt Hardy

OCEANOGRAFIA FÍSICA

Atualizado: Jan 5


OCEANOGRAFIA FÍSICA

Os oceanógrafos físicos estudam as propriedades físicas da água do martemperatura, salinidade, densidade – seu movimento – ondas, correntes e marés – e a interação entre o oceano e suas fronteiras – zona costeira, fundo marinho e atmosfera.


Esses profissionais procuram entender por que, onde e como a água se move, nas diversas escalas de tempo e espaço e as consequências desses movimentos.


Por que é a oceanografia física é importante?

O conhecimento da dinâmica dos oceanos e das propriedades da água é essencial para lidar com questões do nosso dia-a-dia, como o efeito das ondas e correntes costeiras na navegação e nas construções costeiras que, entre outras coisas, estão sujeitas a ressacas, perda ou ganho de sedimentos, assim como a concentração/dispersão de poluentes, nutrientes e organismos marinhos.


De forma um pouco mais ampla, a interação do oceano com a atmosfera está associada a fenômenos como furacões, El-niño e é fundamental no equilíbrio do clima da Terra. Além disso, consequências do aquecimento global como o aumento do nível do mar, o derretimento das calotas polares e a intensificação de fenômenos extremos estão diretamente ligados à oceanografia física.



Como trabalham os oceanógrafos físicos?

Para essa e outras investigações os oceanógrafos físicos usam observações locais, coletadas por instrumentos de medição in situ, fixos no fundo marinho ou em estruturas costeiras, lançados de embarcações ou acoplados em boias que ficam à deriva.


Também são utilizados sensores fixados em satélites que permitem a obtenção de dados simultâneos ao longo do oceano global e em tempo real, fornecendo aos pesquisadores informações importantes e com relativo baixo custo, melhorando principalmente a compreensão das propriedades oceânicas superficiais.


Outra ferramenta são os modelos numéricos para responder questões e formular hipóteses sobre os processos oceanográficos. Esses modelos combinam dados medidos e teorias sobre o comportamento do oceano através de equações matemáticas, para simular os processos que ocorrem em toda a coluna d’água, tanto com o objetivo de compreender esses processos como de prevê-los, tal qual uma previsão do tempo.

Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀



Fonte:

°° Garrison, T. (2010). Fundamentos de Oceanografia. Tradução da quarta edição norte-americana. São Paulo: Cengage Lerning.

°° Gnanadesikan, A., & Hallberg, R. (2003). Physical Oceanography, Thermal Structure and General Circulation. Encyclopedia of Physical Science and Technology, 189–210. doi:10.1016/b0-12-227410-5/00575-5

°° Talley, L. D., Pickard, G. L., Emery, W. J., & Swift, J. H. (2011). Introduction to Descriptive Physical Oceanography. Descriptive Physical Oceanography, 1–6.doi:10.1016/b978-0-7506-4552-2.10001-0

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

.mais vistos.