• Facebook Oceano para Leigos
  • YouTube Oceano para Leigos
  • Instagram Oceano para Leigos

Oceano para Leigos © 2016-2019.  Criado por Mariana Thévenin.

    OCEANOGRAFIA FÍSICA



    Os oceanógrafos físicos estudam as propriedades físicas da água do martemperatura, salinidade, densidade – seu movimento – ondas, correntes e marés – e a interação entre o oceano e suas fronteiras – zona costeira, fundo marinho e atmosfera. Esses profissionais procuram entender por que, onde e como a água se move, nas diversas escalas de tempo e espaço e as consequências desses movimentos.

    O conhecimento da dinâmica dos oceanos e das propriedades da água é essencial para lidar com questões do nosso dia-a-dia, como o efeito das ondas e correntes costeiras na navegação e nas construções costeiras que, entre outras coisas, estão sujeitas a ressacas, erosão ou deposição de sedimentos, assim como a concentração/dispersão de poluentes, nutrientes e organismos marinhos. De forma um pouco mais ampla, a interação do oceano com a atmosfera está associada a fenômenos como furacões, El-niño e é fundamental no equilíbrio do clima da Terra. Além disso, conseqüências do aquecimento global como o aumento do nível do mar, o derretimento das calotas polares e a intensificação de fenômenos extremos estão diretamente ligados à oceanografia física.

    Para essa e outras investigações os oceanógrafos físicos usam observações locais, coletadas por instrumentos de medição in situ, ou observações coletadas por sensores fixados em satélites. Os satélites permitem a obtenção de dados simultâneos ao longo do oceano global e em tempo real, fornecendo aos pesquisadores informações importantes e com relativo baixo custo, melhorando principalmente a compreensão das propriedades oceânicas superficiais. Também são usados modelos numéricos para responder questões e formular hipóteses sobre os processos oceanográficos. Esses modelos combinam dados medidos e teorias sobre o comportamento do oceano através de equações matemáticas, para simular os processos que ocorrem em toda a coluna d’água, tanto com o objetivo de compreender esses processos como de prevê-los, tal qual uma previsão do tempo.

    Fonte:

    °° Garrison, T. (2010). Fundamentos de Oceanografia. Tradução da quarta edição norte-americana. São Paulo: Cengage Lerning.

    °° Gnanadesikan, A., & Hallberg, R. (2003). Physical Oceanography, Thermal Structure and General Circulation. Encyclopedia of Physical Science and Technology, 189–210. doi:10.1016/b0-12-227410-5/00575-5

    °° Talley, L. D., Pickard, G. L., Emery, W. J., & Swift, J. H. (2011). Introduction to Descriptive Physical Oceanography. Descriptive Physical Oceanography, 1–6.doi:10.1016/b978-0-7506-4552-2.10001-0

    #Oceanografia #Base #OceanografiaFísica #Ondas #Correntes #Maré #AquecimentoGlobal