Furacão, tufão ou ciclone?
Atualizado: 11 de ago. de 2020
Furacões, ciclones e tufões são todos ciclones tropicais, apenas são usados nomes diferentes em lugares diferentes do globo. O termo furacão é utilizado no Atlântico e no leste do Pacífico Norte. O mesmo fenômeno no Oceano Índico e Oceano Pacífico do Sul é chamado de ciclone e, no oeste do Pacífico Norte, é chamado de tufão.

Ciclone tropical é um termo genérico usado por meteorologistas para descrever um sistema de tempestades em rotação em forma de espiral caracterizado por um centro de baixa pressão, ventos fortes próximo à superfície e chuva pesada, que retira sua energia do ar úmido e quente sobre as águas quentes do #oceano tropical ou subtropical. Para a formação de ciclones, a superfície do mar precisa estar com temperaturas a partir de 26°C - por isso, os furacões ocorrem principalmente no verão.
Com o aquecimento global, a elevação da temperatura dos oceanos pode gerar ciclones de 1-10% mais intensos com chuvas de 10-15% mais torrenciais. O que aumenta bastante seu potencial destrutivo, especialmente quando associado à elevação do nível do #mar, que aumenta o impacto dos furacões na costa. Porém, ainda é cedo para dizer que essa intensificação já está acontecendo.
No Brasil, a ocorrência de furacões não é comum. A exceção foi o furacão Catarina que atingiu o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul em março de 2004.