top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Atualizado: 5 de ago.

Todo ano, fortes ressacas atingem o litoral do Brasil, especialmente do período de outono e inverno. Essas ressacas, caracterizadas por um mar agitado, causam riscos aos tripulantes, às embarcações e à população que vive no litoral, além de inundações e erosões costeiras. Mas por que as ressacas marinhas acontecem?


O que são ressacas no mar?

Quando grandes tempestades acompanhadas de ventos fortes, como frentes frias e ciclones extratropicais, subtropicais e tropicais ocorrem próximo à costa, geram um aumento atípico do nível do mar combinado a ondas mais altas do que o normal em meio aquele mar agitado característico de tempestades: as famosas ressacas.

Como a ressaca pode afetar a vida de quem vive no litoral?

O mar agitado é um risco direto aos navegadores e banhistas. Já em terra firme, o nível do mar mais alto permite um maior alcance das ondas sobre as praias, alagando e ameaçando as construções costeiras.


Como se formam as ressacas marinhas?

A elevação anormal do nível do mar na costa resulta da combinação de diferentes fatores: ventos intensos e ondas grandes e marés com maiores amplitudes.


Além de gerar as ondas, ventos fortes de sul geram um acúmulo de água próximo à costa, na maior parte do litoral do Brasil, e geram um fenômeno chamado de maré meteorológica, junto com a baixa-pressão atmosférica que acompanha as tempestades.


Maré meteorológica é a variação do nível do mar, semelhante à maré, só que não tem causa astronômica - diferente das marés comuns que a gente conhece.


O nível do mar maior aumenta o alcance das ondas grandes de tempestade sobre as praias. Principalmente, nos momentos das maiores marés astronômicas, conhecidas como maré grande ou maré de sizígia.


As ressacas marinhas tendem a piorar com a crise climática

Grande parte desses fatores favoráveis para grandes ressacas, tende a aumentar com as mudanças climáticas.


A maior frequência de extremos climáticos tende a aumentar a intensidade dos ventos e, por consequência, também pode influenciar na energia das ondas. Somado a isso, o aumento do nível médio do mar, mesmo pequeno, permite um maior alcance das ondas, especialmente durante as ressacas. Tornando as ressacas mais destrutivas.




 

Para saber mais
Machado, Jeferson Prietsch et al. Condições Atmosféricas Associadas a Eventos de Ressaca no Litoral Sul e do Sudeste do Brasil durante o El Niño 2015/2016. Revista Brasileira de Meteorologia [online]. 2019, v. 34, n. 4 https://doi.org/10.1590/0102-7786344067

Reguero, B.G., Losada, I.J. & Méndez, F.J. A recent increase in global wave power as a consequence of oceanic warming. Nat Commun10, 205 (2019). https://doi.org/10.1038/s41467-018-08066-0

bottom of page