top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Atualizado: 5 de ago. de 2023

Todo ano, fortes ressacas atingem o litoral do Brasil, especialmente do período de outono e inverno. Essas ressacas, caracterizadas por um mar agitado, causam riscos aos tripulantes, às embarcações e à população que vive no litoral, além de inundações e erosões costeiras. Mas por que as ressacas marinhas acontecem?


O que são ressacas no mar?

Quando grandes tempestades acompanhadas de ventos fortes, como frentes frias e ciclones extratropicais, subtropicais e tropicais ocorrem próximo à costa, geram um aumento atípico do nível do mar combinado a ondas mais altas do que o normal em meio aquele mar agitado característico de tempestades: as famosas ressacas.

Como a ressaca pode afetar a vida de quem vive no litoral?

O mar agitado é um risco direto aos navegadores e banhistas. Já em terra firme, o nível do mar mais alto permite um maior alcance das ondas sobre as praias, alagando e ameaçando as construções costeiras.


Como se formam as ressacas marinhas?

A elevação anormal do nível do mar na costa resulta da combinação de diferentes fatores: ventos intensos e ondas grandes e marés com maiores amplitudes.


Além de gerar as ondas, ventos fortes de sul geram um acúmulo de água próximo à costa, na maior parte do litoral do Brasil, e geram um fenômeno chamado de maré meteorológica, junto com a baixa-pressão atmosférica que acompanha as tempestades.


Maré meteorológica é a variação do nível do mar, semelhante à maré, só que não tem causa astronômica - diferente das marés comuns que a gente conhece.


O nível do mar maior aumenta o alcance das ondas grandes de tempestade sobre as praias. Principalmente, nos momentos das maiores marés astronômicas, conhecidas como maré grande ou maré de sizígia.


As ressacas marinhas tendem a piorar com a crise climática

Grande parte desses fatores favoráveis para grandes ressacas, tende a aumentar com as mudanças climáticas.


A maior frequência de extremos climáticos tende a aumentar a intensidade dos ventos e, por consequência, também pode influenciar na energia das ondas. Somado a isso, o aumento do nível médio do mar, mesmo pequeno, permite um maior alcance das ondas, especialmente durante as ressacas. Tornando as ressacas mais destrutivas.




 

Para saber mais


Commentaires


bottom of page