top of page
Image by Matt Hardy

Ondas, swell e vagas

Atualizado: 24 de fev. de 2022

Como as ondas se formam?

Existem 3 fatores que influenciam a formação das ondas: a força do vento, sua duração e sua área de atuação ou pista do vento.


É o vento soprando sobre a superfície da água no oceano que formam as ondas mais comuns que quebram nas praias ou as ondas de surf. Quanto mais forte for o vento, quanto maior o tempo que ele soprar e quanto maior for a área em que ele estiver atuando, maiores serão as ondas.


Quando formadas, as ondas são desordenadas, com períodos, comprimentos e alturas diferentes, porque o vento não é constante. Ao se propagar para longe, as ondas de mesmo período (intervalo de tempo entre duas cristas) e direção se agrupam, porque a velocidade das ondas varia de acordo com seu comprimento (distância entre duas cristas).


É como numa maratona, com o tempo os corredores com o preparo parecido vão se agrupando, e formando conjuntos de corredores com o perfil parecido ao longo da prova.


Quanto maior a distância percorrida por essas ondas, atravessando o oceano até encontrar uma costa, mais perfeitas serão as ondas.




O que é um swell?

Um swell é um conjunto de ondas marinhas lisas e uniformes, com intervalos de tempo regulares entre duas ondas (períodos). Quanto maior o período das ondas, maior tende a ser sua energia. As ondas do swell tem períodos maiores do que as vagas, de 8 a 30 segundos, e consequentemente mais energia.


Por serem constantes, lisas e cheias de energias, são as ondas preferidas dos surfistas.



Como se forma o swell?

O tamanho das ondas do swell também depende da força, duração e área de atuação do vento. Elas são geradas pelo vento a muitos quilômetros de distância da costa e, por isso, ocorre um ordenamento das ondas.


Aos curiosos de plantão, a distância na qual aquelas ondas bagunçadas se transformam em um swell uniforme pode ser maior do que centenas de quilômetros. O swell chega a viajar entre 10 e 20 mil km atravessando o oceano até encontrar uma costa e quebrar na praia. E essa é uma das razões de muitas vezes o swell que chega no oceano Pacífico ser maior do que no Atlântico.


Quanto maior a distância dessa travessia, mais perfeitas serão as séries.



O que são vagas?

As ondas produzidas pelo vento em regiões próximas da costa não passam por esse "filtro", por isso, elas são mais variáveis e seus períodos são menores. Essa ondas irregulares e de baixa qualidade para o surf são chamadas de vagas.


Por que no Havaí tem altas ondas?

O Oceano Pacífico é o maior dos oceanos, por isso, tem as maiores áreas em potencial para atuação do vento, aumentando as chances de encontrar grandes ondas geradas pelo vento.


O Havaí encontra-se no meio do Pacífico. As ondas geradas pelos ventos de tempestades polares nos dois hemisférios atingem o arquipélago somente depois de terem viajado muitos quilômetros e terem sido bem selecionadas em função do comprimento de onda.


Claro que o resultado final na praia também depende do vento local e da bancada.


Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀



Fonte
Fundamentos de oceanografia, de Tom Garrison.
2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

.mais vistos.