• Facebook Oceano para Leigos
  • YouTube Oceano para Leigos
  • Instagram Oceano para Leigos

Oceano para Leigos © 2016-2019.  Criado por Mariana Thévenin.

Motivado pela grande curiosidade das pessoas sobre os mistérios dos oceanos e, por outro lado, pelo desconhecimento de tantas outras sobre o que é a oceanografia e qual a sua importância, o projeto Oceano para Leigos nasceu do intuito de popularizar as ciências e os saberes marinhos. Em meio a declarações corriqueiras como "Oceano o quê?" ou "Eu já quis fazer oceanografia", buscamos trazer informações sobre os oceanos de forma descomplicada para o dia-a-dia de todos os interessados no assunto, especialmente para as “almas marinhas” e curiosas, que gostariam de entender um pouco mais esse universo.

 

Para além disso, acreditamos na importância de fortalecer o vínculo entre universidade e sociedade – através da popularização científica – e, na valorização do conhecimento tradicional, grande detentor do saber marinho.   

 

Por muito tempo enxergamos os oceanos como algo inatingível, devido a sua vastidão. Mais recentemente,  percebemos  que a contínua intervenção do homem vem afetando seu equilíbrio, por meio da poluição, sobre-pesca, aquecimento global, entre outros. Esse entendimento, evidenciou a importância de aproximar a sociedade dos oceanos e diversas iniciativas estão sendo desenvolvidas com esse intuito. A “Ocean Literacy” – uma alfabetização em oceanos – busca criar uma consciência coletiva da influência dos oceanos sobre cada indivíduo, e da influência desses indivíduos sobre os oceanos. O Oceano para Leigos partilha dessa missão e deseja contribuir para a expansão dessa consciência em nossas águas.

.Oceano para Leigos.

.Instagram.

O projeto Oceano para Leigos é desenvolvido por Mariana Thévenin. Oceanógrafa e mestra em oceanografia física, ambos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Mariana cresceu sonhado com Ilhas e travessias à vela. Seu encantamento pelo mar passou pelo surf e culminou na oceanografia. Durante a graduação descobriu os recifes de corais, o mergulho autônomo, as expedições científicas, conheceu várias Ilhas e a navegação à vela, além de um universo de possibilidades dentro dos estudos dos oceanos. Entender o movimento dessas águas sempre a atraiu e por isso se especializou em oceanografia física – ramo da oceanografia que estuda as correntes, as marés, as ondas, entre outros. Por outro lado, continuou cultivando interesse pelos diferentes ramos das ciências e saberes do mar, através de vivências e de leituras.

.Idealizadora.

No dia a dia de um@ oceanógraf@, ter de explicar o que é a oceanografia é um lugar comum, assim como ouvir a frase “Eu também já quis fazer oceanografia”. Dessa reincidência, nasceu o questionamento: o que eu queria saber quando era eu quem queria fazer oceanografia? e o que as pessoas precisam saber para compreender melhor esse universo e sua importância na vida de cada um? Assim, em 2016, surgiu o projeto Oceano para Leigos, com o intuito de popularizar os saberes e as ciências marinhas.