top of page
Image by Matt Hardy
Ocean para Leigos

  Motivado pela grande curiosidade das pessoas sobre os mistérios do oceano e, por outro lado, pelo desconhecimento de tantas outras sobre o que é a oceanografia e qual a sua importância, o projeto Oceano para Leigos nasceu com o intuito de popularizar as ciências e os saberes marinhos.

  Buscamos trazer informações relevantes sobre o oceano de forma simples e descomplicada para o dia-a-dia de todos os interessados no assunto, especialmente para as almas marinhas e curiosas, que querem entender um pouco mais esse universo. Seja por aqui, pelas mídias sociais ou em eventos presenciais.

 

  Acreditamos que informações importantes sobre o oceano e sobre a crise climática precisam estar disponíveis em diferentes linguagens e abordagens para alcançar os diversos setores da sociedade. Também levantamos a importância de fortalecer o vínculo entre universidade e sociedade, através da divulgação científica, e de valorizar o conhecimento tradicional, grande detentor do saber marinho.   

 

  Por muito tempo enxergamos o oceano como algo inatingível, devido a sua vastidão. Mais recentemente,  percebemos  que a contínua intervenção do homem vem afetando seu equilíbrio, por meio da poluição, sobrepesca, aquecimento global, entre outros. Esse entendimento, evidenciou a importância de aproximar a sociedade do oceano e diversas iniciativas estão sendo desenvolvidas com esse intuito. A Cultura Oceânica - do inglês Ocean Literacy - busca expandir o conhecimento da influência do oceano sobre cada indivíduo, e a influência desses indivíduos sobre o oceano.

 

  O Oceano para Leigos partilha da missão de aproximar pessoas e oceano e deseja fortalecer a conexão e o sentimento de pertencimento, levando a mensagem de que proteger o oceano começa em terra e é responsabilidade de todos nós, desde 2016.

  Em 2019, o Oceano para Leigos foi Case de Sucesso em Comunicação do Oceano no evento Conexão Oceano promovido pela Fundação Grupo Boticário, Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, UNESCO BRASIL e Museu do Amanhã

.Oceano para Leigos.

.Instagram.

O projeto Oceano para Leigos é desenvolvido por Mariana Thévenin. Oceanógrafa e mestra em oceanografia física, ambos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Mariana cresceu sonhado com Ilhas e travessias à vela. Seu encantamento pelo mar passou pelo surf e culminou na oceanografia. Durante a graduação descobriu os recifes de corais, o mergulho autônomo, as expedições científicas, conheceu várias Ilhas e a navegação à vela, além de um universo de possibilidades dentro dos estudos do oceano. Entender o movimento das águas salgadas sempre a atraiu e por isso se especializou em oceanografia física – ramo da oceanografia que estuda as correntes, as marés, as ondas, entre outros. Por outro lado, continuou cultivando interesse pelos diferentes ramos das ciências e saberes do mar, através de vivências e de leituras.

.Idealizadora.

Mariana Thévenin - Conexão Oceano

No dia a dia de um oceanógrafe, ter de explicar o que é a oceanografia é um lugar comum, assim como ouvir a frase “Eu também já quis fazer oceanografia”. Dessa reincidência, nasceu o questionamento: o que eu queria saber quando era eu quem queria fazer oceanografia? e o que as pessoas precisam saber para compreender melhor esse universo e sua importância na vida de cada um? Assim, em 2016, surgiu o projeto Oceano para Leigos, com o intuito de popularizar os saberes e as ciências marinhas.

Mariana Thévenn

.colaboradora.

Julia-Porto.jpeg

Júlia Porto é oceanógrafa formada pela UFBA e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UFPE.

 

Atualmente trabalha com a poluição por microplásticos em Fernando de Noronha, mas também já trabalhou em outras áreas da oceanografia como a física e a biológica, e gosta mesmo é da interação entre todas elas.

 

Se encanta pela divulgação científica, educação ambiental, ciência cidadã, além de tantos outros temas que permeiam a oceanografia e que, de forma direta ou indireta, a tornam mais inclusiva.

Júlia Porto
bottom of page