Motivado pela grande curiosidade das pessoas sobre os mistérios do oceano e, por outro lado, pelo desconhecimento de tantas outras sobre o que é a oceanografia e qual a sua importância, o projeto Oceano para Leigos nasceu com o intuito de popularizar as ciências e os saberes marinhos.
Por muito tempo enxergamos o oceano como algo inatingível, devido a sua vastidão. Mais recentemente, percebemos que a contínua intervenção do homem vem afetando seu equilíbrio, por meio da poluição, sobrepesca, aquecimento global, entre outros. Esse entendimento, evidenciou a importância de aproximar a sociedade do oceano e um grande movimento vem sendo desenvolvido com esse intuito.
O Oceano para Leigos tem a missão de aproximar pessoas e oceano e deseja fortalecer a conexão e o sentimento de pertencimento, levando a mensagem de que proteger o oceano começa em terra e é responsabilidade de todos nós, desde 2016.
Oceano para leigos
Buscamos trazer informações relevantes sobre o oceano de forma simples e descomplicada para o dia-a-dia de todos os interessados no assunto, especialmente para as almas marinhas e curiosas, que querem entender um pouco mais esse universo.
Acreditamos que informações importantes sobre o oceano e sobre a crise climática precisam estar disponíveis em diferentes linguagens para alcançar os diversos setores da sociedade. Também levantamos a importância de fortalecer o vínculo entre universidade e sociedade, através da divulgação científica, e de valorizar o conhecimento tradicional, grande detentor do saber marinho.
Em 2019, o Oceano para Leigos foi Case de Sucesso em Comunicação do Oceano no evento Conexão Oceano promovido pela Fundação Grupo Boticário, Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, UNESCO BRASIL e Museu do Amanhã.
.Idealizadora.
O projeto Oceano para Leigos é desenvolvido por Mariana Thévenin. Oceanógrafa e mestra em oceanografia física, ambos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.
Mariana cresceu sonhado com Ilhas e travessias oceânicas. Seu encantamento pelo mar passou pelo surf e culminou na oceanografia. Durante a graduação descobriu os recifes de corais, o mergulho autônomo, as expedições científicas, conheceu várias Ilhas e a navegação à vela, além de um universo de possibilidades dentro dos estudos do oceano.
Entender o movimento das águas salgadas sempre a atraiu e por isso se especializou em oceanografia física – ramo da oceanografia que estuda as correntes, as marés, as ondas, entre outros. Por outro lado, continuou cultivando interesse pelos diferentes ramos das ciências e saberes do mar, através de vivências e de leituras.
No dia a dia de uma oceanógrafa, ter de explicar o que é a oceanografia é um lugar comum, assim como ouvir a frase “Eu também já quis fazer oceanografia”. Dessa reincidência, nasceu o questionamento: o que eu queria saber quando era eu quem queria fazer oceanografia? e o que as pessoas precisam saber para compreender melhor esse universo e sua importância na vida de cada um? Assim, em 2016, surgiu o projeto Oceano para Leigos, com o intuito de popularizar os saberes e as ciências marinhas.