top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Por que as ondas quebram paralelas à praia?

Atualizado: 25 de fev. de 2022

Já olhou o mar de cima e percebeu que as ondas que chegam na praia tendem a se alinhar com a faixa de areia, às vezes fazendo verdadeiras curvas?


Isso acontece porque a velocidade da onda muda de acordo com a profundidade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A partir de uma determinada profundidade - que equivale a metade do comprimento de onda - quanto mais raso, menor a velocidade da onda.


Quando a onda se aproxima da costa, a parte da onda que alcança menores profundidades primeiro diminui de velocidade, enquanto a outra parte continua se propagando com a velocidade original.


Como resultado, ocorre um curvamento da linha de onda, que tende a se tornar paralela à costa, ou às linhas de mesma profundidade (isóbatas). Esse fenômeno físico é chamado de refração.


A curva pode chegar a 90° da direção original! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ É como se várias pessoas andassem lado a lado, de braços dados, formando uma linha. Se uma ponta parar e a outra ponta continuar andado, a linha de pessoas vai fazer uma curva! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Apesar da refração,  as ondas normalmente não alcançam a praia perfeitamente paralelas à costa. O pequeno ângulo formado entre a direção das ondas e a faixa de areia, gera uma corrente que se desloca paralelamente à linha de costa, transportando areia ao longo da praia.


Esse fenômeno é conhecido como deriva litorânea.


O bloqueio dessa corrente gera o acúmulo de areia de um lado de um espigão ou molhe e a perda de areia do outro, causando erosão da praia. Um grande exemplo desse fenômeno é o que aconteceu no entorno do porto de Ilhéus-Ba. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A sua cidade também passa por isso? Na próxima vez que você se deparar com esse tipo de obra já sabe suas possíveis consequências! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

📷 Foto Shifaaz Shamoon


Fonte
Tom Garrison. Fundamentos de Oceanografia. 2010 The Open University. Waves, Tides and Shallow Water Processes. 1999.
bottom of page