Image by Matt Hardy

Água fria na Bahia?

Ressurgência costeira é um processo no qual águas de maiores profundidades sobem em direção à superfície do mar – tipicamente, essas águas são mais frias e ricas em nutrientes. Os nutrientes que chegam à superfície como resultado da #ressurgência “fertilizam” as águas, produzindo uma alta #produtividade biológica e, portanto, uma alta produção pesqueira.


Aproximadamente 25% das capturas globais de #peixes são provenientes das cinco principais regiões de ressurgência do mundo que ocupam apenas 5% da área oceânica total. No Brasil, esse fenômeno ocorre principalmente na Região de Cabo Frio, que tem esse nome por causa das águas frias da ressurgência.


Uma #pesquisa realizada no Grupo de Oceanografia Tropical da #UFBA mostrou que, embora as águas no litoral norte da #Bahia sejam quentes e a produtividade seja baixa, nessa região também ocorre o fenômeno de ressurgência. A temperatura da água pode cair de 2 a 3 °C dentro de poucos dias, e permanecer baixa por até 21 dias, durante a primavera e o verão. É nesse período que sopram ventos de nordeste, principais responsáveis pelo fenômeno. Esse trabalho também identificou eventos de ressurgência gerados por vórtices ciclônicos – que são grandes redemoinhos no mar que giram em sentido horário no Hemisfério Sul – processo que ainda não havia sido observado nessa região.


Você já percebeu que quando ventos fortes de nordeste persistem por alguns dias a água do mar fica mais fria? Preste atenção da próxima vez que for à praia!



Escrito por Mariana Thévenin.

Mariana Thévenin é oceanógrafa, mestra em oceanografia física e é a pessoa por trás @oceanoparaleigos!


Resumo do artigo Thevenin et al, 2019 | Link

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

Oceano para Leigos | 2016-2020.