top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Água fria na Bahia?

Atualizado: 25 de fev. de 2022

O que são ressurgências costeiras

Ressurgência costeira é um fenômeno natural no qual águas de maiores profundidades do oceano sobem em direção à superfície do – normalmente, essas águas são mais frias e ricas em nutrientes.


Os nutrientes que chegam à superfície como resultado da ressurgência “fertilizam” as águas da superfície do mar, produzindo uma alta produtividade biológica e, portanto, uma alta produção pesqueira.


Aproximadamente 25% das capturas globais de peixes são provenientes das cinco principais regiões de ressurgência do mundo que ocupam apenas 5% da área oceânica total.


No Brasil, esse fenômeno ocorre principalmente na Região de Cabo Frio, que tem esse nome por causa das águas frias da ressurgência.


Uma pesquisa realizada no Grupo de Oceanografia Tropical da UFBA mostrou que, embora as águas no litoral norte da Bahia sejam quentes e a produtividade seja baixa, nessa região também ocorre o fenômeno de ressurgência.


A temperatura da água pode cair de 2 a 3 °C dentro de poucos dias, e permanecer baixa por até 21 dias, durante a primavera e o verão. É nesse período que sopram ventos de nordeste, principais responsáveis pelo fenômeno.


Esse trabalho também identificou eventos de ressurgência gerados por vórtices ciclônicos – que são grandes redemoinhos no mar que giram em sentido horário no Hemisfério Sul – processo que ainda não havia sido observado nessa região.


Você já percebeu que quando ventos fortes de nordeste persistem por alguns dias a água do mar fica mais fria? Preste atenção da próxima vez que for à praia!



Escrito por Mariana Thévenin.


Mariana Thévenin é oceanógrafa, mestra em oceanografia física e é a pessoa por trás @oceanoparaleigos!


Resumo do artigo Thevenin et al, 2019 | Link

bottom of page