O fenômeno de erosão costeira ocorre em 70% das praias do mundo!
A areia presente em uma praia está em constante movimento, chegando e saindo daquele ambiente continuamente.
A erosão costeira acontece quando a praia perde mais sedimentos do que recebe, gerando uma diminuição da faixa de praia, com perda da área recreativa e até prejuízos econômicos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma pesquisa feita por @milenanervino, oceanógrafa formada pela UFBA, utilizou fotografias aéreas dos últimos 58 anos para mostrar que trechos em Jauá, Jacuípe, Itacimirim, Guarajuba e Praia do Forte tem tendência à erosão com taxas que vão até 1 metro por ano (arraste para esquerda).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao contrário do que se imagina, este estudo mostrou que em Arembepe a praia esteve aumentando desde o início dos anos 60. A questão é que as pessoas desejam construir cada vez mais perto da praia e, por ser um ambiente bastante instável e exposto a condições adversas – como ressacas marinhas que são comuns nessa época do ano - acabam construindo em áreas de riscos à ocupação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembramos que é necessário planejamento antes de qualquer obra, considerando sempre uma faixa de recuo segura para a longevidade da estrutura visto que com as mudanças climáticas e aumento do nível do mar a tendência é que a costa sofra cada vez mais eventos erosivos e inundações.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ *** Milena é oceanógrafa, está se especializando em Gestão de Ambientes Costeiros e é mestranda em Geologia Costeira na UFBA. Para saber mais detalhes sobre sua pesquisa acesse o link .⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✒ Escrito por Milena Nervino⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 💻 Editado por Oceano para Leigos⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 📷 Fotos do acervo de Milena Nervino
Comments