top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

O nível do mar é plano?

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Muito nos referimos ao nível do mar. Seja na clássica expressão de uma cidade, montanha ou um voo de avião estar a tantos metros acima do nível do mar ou, mais recentemente, quando ouvimos sobre a ameaça de aumento do nível do mar, devido à crise climática.


Diante disso podem aparecer algumas dúvidas que vou esclarecer nesse artigo:

  1. O que é o nível do mar

  2. O oceano Pacífico é mais alto do que o oceano Atlântico?

  3. O que é o nível médio do mar?

  4. Como se calcula o nível médio do mar?

  5. Como funciona o aumento do nível do mar?

  6. O que acontece com o aumento do nível do mar?

Boa leitura!


O que é o nível do mar?

O nível do mar, em um sentido amplo, é a altitude da superfície das águas do mar. E é só olhar para o mar, em um lugar que não esteja protegido das ondas que podemos ver que ele não é plano.


O nível do mar muda constantemente ao longo do tempo devido a marés, ondas, correntes, tempestades, até temperatura e salinidade da água. Somada a essas variações momentâneas, o nível do mar também muda em função do volume de água no oceano, a variações na gravidade da Terra e em função do relevo do fundo marinho.


Além disso, existem diferenças de nível entre as bacias oceânicas.


O oceano Pacífico é mais alto do que o Oceano Atlântico


O oceano Pacífico, por exemplo, é cerca de 25 cm mais alto do que o Atlântico - como vemos no vídeo abaixo onde cores mais vermelhas representam maior altura.


O que não é tão claro, é que o nível do mar também varia de acordo com grandes elevações e depressões do fundo marinho!


Por exemplo, um vulcão submarino com altura de 2.000 m acima do fundo marinho pode produzir uma elevação suave de 2 m na superfície do mar.


Essa relação permite saber o formato do fundo marinho utilizando satélites, como vemos no Google Earth!



Qual é o nível médio do mar?

No entanto, quando se fala em nível médio do mar, estamos falando da altitude média do oceano. Essa altitude é considerada 0, e utilizada como padrão de referência para indicar o tamanho das montanhas, a altitude de voos e das camadas da atmosfera.


Como se mede o nível do mar?

Esse valor geralmente é baseado em 19 anos de dados de variações do nível do mar ao redor do mundo. Dessa forma, consegue-se eliminar a maior parte das variações mais curtas, como marés, ondas, alta ou baixa pressão atmosférica e tempestades causam variações a todo momento, restando um valor médio para o nível do mar local e global.


É com base nesses valores que se considera uma cidade abaixo do nível do mar por exemplo.



O aumento do nível do mar


Por sua vez, o nível médio do mar também sofre alterações em escalas de tempo maiores. Existem três razões principais para isso:

1. Mudanças no volume da bacia oceânica devido à movimentação das placas tectônicas ou erupções vulcânicas. Se o volume da bacia diminui, o nível do mar pode aumentar. É como se você tirar a água de uma bacia maior e colocar numa bacia menor, o nível da água aumenta.

2. Variações no volume de água no oceano. O derretimento das geleiras aporta mais água para o oceano, aumentando seu volume e, consequentemente, o nível do mar. Na última era Glacial, em que ocorreu um grande aumento das geleiras, o nível do mar era dezenas de metros abaixo do atual.

3. Por fim, o aumento da temperatura da água faz com que as moléculas de água se expandam, aumentando o volume que a água ocupa no oceano.



É esse nível médio que vai aumentar entre 24 e 32 cm até 2050 devido ao aquecimento global das águas do oceano, segundo o IPCC. A elevação local do nível do mar pode ser maior ou menor do que a média global devido a fatores locais. No entanto, o efeito combinado do degelo das calotas com a expansão das moléculas de água, devido ao aquecimento global do oceano e da atmosfera, gera taxas altas de elevação do nível do mar.




O que acontece se o nível do mar aumentar?

Mesmo um pequeno aumento do nível do mar combinado a eventos extremos como tempestades pode ter efeitos devastadores, principalmente sobre as populações costeiras.


Por exemplo, um nível do mar alguns centímetros mais alto já pode favorecer que ondas tenham um maior alcance nas praias e orlas, causando mais inundações e destruição em eventos de tempestade e maré alta. Colocando em risco a segurança de milhões de pessoas em todo o mundo que vivem na zona costeira.


As consequências já estão acontecendo em vários lugares do mundo. Se nada for feito a tendência é piorar.




Escrito por Mariana Thévenin


Para saber mais
Tom Garrison. Fundamentos de Oceanografia. 2010
Talley et al. Descriptive Physical Oceanography. 2011.
bottom of page