Image by Matt Hardy

O nível do mar é plano?

Atualizado: Jan 5


É claro que o nível do mar varia com as marés, as ondas, as tempestades, entre outros fenômenos passageiros. Além disso, existem diferenças entre as bacias oceânicas. O oceano Pacífico, por exemplo, é cerca de 25 cm mais alto do que o Atlântico - como vemos no vídeo onde cores mais vermelhas representam maior altura. O que não é tão claro, é que o nível do mar também varia de acordo com grandes elevações e depressões do fundo marinho!


Por exemplo, um vulcão submarino com altura de 2.000 m acima do fundo marinho pode produzir uma elevação suave de 2 m na superfície do mar. Essa relação permite saber o formato do fundo marinho utilizando satélites, como vemos no Google Earth.


Qual é o nível do mar?

No entanto, quando se fala em nível médio do mar, estamos falando da altura média do oceano com relação ao continente. Esse valor geralmente é baseado em 19 anos de dados de variações do nível do mar ao redor do mundo. Dessa forma, consegue-se eliminar a maior parte das variações mais curtas, como marés, ondas, alta ou baixa pressão atmosférica e tempestades causam variações a todo momento, restando um valor médio para o nível do mar local e global.


É com base nesses valores que se considera uma cidade abaixo do nível do mar por exemplo.

O aumento do nível do mar

Por sua vez, o nível médio do mar também sofre alterações em escalas de tempo maiores. Existem três razões principais para isso:

1. Mudanças no volume da bacia oceânica devido à movimentação das placas tectônicas ou erupções vulcânicas. Se o volume da bacia diminui, o nível do mar pode aumentar. É como se você tirar a água de uma bacia maior e colocar numa bacia menor, o nível da água aumenta.

2. Variações no volume de água no oceano. O derretimento das geleiras aporta mais água para o oceano, aumentando seu volume e, consequentemente, o nível do mar. Na última era Glacial, em que ocorreu um grande aumento das geleiras, o nível do mar era dezenas de metros abaixo do atual.

3. Por fim, o aumento da temperatura da água faz com que as moléculas de água se expandam, aumentando o volume que a água ocupa no oceano.


É esse nível médio que vai aumentar entre 24 e 32 cm até 2050 devido ao aquecimento global das águas do oceano, segundo o IPCC. A elevação local do nível do mar pode ser maior ou menor do que a média global devido a fatores locais. No entanto, o efeito combinado do degelo das calotas com a expansão das moléculas de água, devido ao aquecimento global do oceano e da atmosfera, gera taxas altas de elevação do nível do mar.


Mesmo um pequeno aumento do nível do mar combinado a eventos extremos como tempestades pode ter efeitos devastadores, principalmente sobre as populações costeiras. As consequências já estão acontecendo em vários lugares do mundo. Se nada for feito a tendência é piorar.




Escrito por Mariana Thévenin


Fonte: Tom Garrison. Fundamentos de Oceanografia. 2010

Talley et al. Descriptive Physical Oceanography. 2011.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

.mais vistos.