top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Por que a amplitude da maré tende a diminuir de norte para sul do brasil?

Atualizado: 25 de fev. de 2022

As marés são ondas geradas pela força de atração gravitacional entre o Sol, a Lua e a Terra – já falamos sobre as marés com mais detalhes anteriormente.


Em um oceano hipotético, sem continentes, a onda de maré se propagaria ao redor da Terra acompanhando o movimento da Lua.


O que são pontos anfidrômicos

No mundo real, devido à presença dos continentes, a complexidade da linha de costa, o formato das bacias oceânicas e à rotação da Terra, essas ondas se propagam em torno de pontos – chamados pontos anfidrômicos ou pontos nodais. Nesses pontos, a variação vertical do nível da água do mar é nula e vai aumentando com a distância. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Por isso, a amplitude da maré astronômica em um determinado local da costa depende da distância até os respectivos pontos anfidrômicos, além de características da linha de costa, como extensão e profundidade da plataforma continental, e o formato de canais e estuários – que podem amplificar ou atenuar o sinal da maré.

Como é a maré no litoral do Brasil

No litoral do Brasil, a amplitude da maré tende a diminuir de norte para sul. A principal razão desse comportamento está associada à localização dos pontos anfidrômicos na bacia do Atlântico Sul.


A presença de um ponto anfidrômico ao largo da costa do Rio Grande do Sul, faz com que a maré astronômica seja bem pequena na região sul do país. Mais ao Norte, a distância ao ponto anfidrômico aumenta e, consequentemente, a amplitude da maré astronômica é maior.

Como saber as variações da maré

Para conhecer melhor as variações diárias da maré astronômica de um determinado local da costa do Brasil, podemos conferir as Tábuas de Maré que são fornecidas pela Marinha do Brasil.


Os ciclos de maré se repetem. Estudando um pouco você consegue saber como está a maré só de olhar a Lua! No entanto, nas regiões sul e sudeste as variações meteorológicas do nível do mar tendem a ser mais importantes do que as variações da amplitude da maré astronômica. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Baixe nosso pôster sobre as marés <clicando aqui!>

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Escrito por Mariana Thévenin

bottom of page