top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Quantos mares e quantos oceanos existem?

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Alguma coisa dentro de você pode ter pensado que são sete. Afinal, cantamos Descobridor dos Sete Mares muitas e muitas vezes. Mas a realidade não é bem assim...


O termo "sete mares" foi amplamente utilizado em diferentes culturas ao longo do tempo.


Na literatura grega, os Sete Mares eram os mares Egeu, Adriático, Mediterrâneo, Negro, Vermelho, Cáspio e o Golfo Pérsico. Conforme o mundo conhecido foi crescendo, os 7 mares foram mudando de cara.


Na literatura europeia medieval, os Sete Mares eram o mar do Norte, Báltico, Atlântico, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Arábico.


Mais tarde, com a avanço das navegações os Sete Mares passaram a se referir ao Ártico, o Atlântico, o Índico, o Pacífico, o Mediterrâneo, o Caribe e o Golfo do México.


Essa mudança reflete o conhecimento espacial do oceano da época e a descoberta de novos horizontes.


Atualmente, se a gente considerar a divisão do oceano Atlântico Sul e Norte e o Pacífico Sul e Norte, mais o oceano Índico, Ártico e Antártico, poderíamos dizer que temos 7 mares. Mas não estaria correto!


Tecnicamente falando... oceano não é mar.



Qual a diferença entre mar e oceano?


Os mares são regiões menores e mais rasas, no contorno dos oceanos, com profundidades de até 200 metros. Eles podem estar mais ou menos separados do oceano em função do relevo costeiro:


Descobridor dos sete mares
  • Eles podem ser fechados como o mar morto,

  • Pouco conectado com o oceano como o Mar Mediterrâneo, 

  • Separado por Ilhas como o Mar do Caribe ou

  • Totalmente aberto como o Mar de Sargaço.

Mas isso nem sempre foi assim. Ao longo da história da Terra, as alterações no nível do mar e as atividades tectônicas modificaram o relevo costeiro, criando e destruindo mares e alterando a forma da superfície terrestre.


O oceano já foi uma única bacia (Panthalassa) quando a Terra era um só continente (Pangeia). O oceano Atlântico, por exemplo, se formou a apenas 200 milhões anos, quando o continente Africano e o Americano se separaram.


Isso significa que a quantidade de mares já mudou muitas vezes ao longo da história da Terra e vai continuar mudando conforme o nível do mar se altera.


Mas voltando ao presente, atualmente não temos sete mares nem sete oceanos.



Quantos oceanos existem?


Uma imensidão de água salgada cobre 71% da superfície da Terra e forma um único oceano global, conectado pelas correntes marinhas. Por causa dos continentes, esse oceano global é dividido em 5 regiões diferentes: as bacias oceânicas do Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e o oceano Austral ou Antártico.


As fronteiras entre essas regiões evoluíram ao longo do tempo por diversas razões históricas, culturais, geográficas e científicas.


As quatro primeiras bacias são claramente divididas entre si por massas de terra, mas os limites do oceano Antártico são determinados apenas pelas características das águas oceânicas e sua circulação. Por causa dessa subjetividade, existem alguns impasses na demarcação do oceano Austral.



Onde fica o oceano Antártico ou oceano Austral?


Ele é reconhecido pelo U.S. Board on Geographic Names como o corpo de água que se estende da costa da Antártica até a linha de latitude a 60 ° Sul. Os limites desse oceano foram propostos à Organização Hidrográfica Internacional (IHO) em 2000. No entanto, nem todos os países concordam com os limites propostos, então isso ainda não foi ratificado pelos membros da IHO.


Acima de qualquer impasse, todas as bacias oceânicas são interligadas através de extensas correntes marinhas que movimentam a água salgada, transportam calor, substâncias e organismos, formando um grande oceano global.


Oceanos do mundo


Quantos mares existem?

Vimos a diferença entre mares e oceano e que seus limites variaram ao longo da história da Terra. Atualmente temos cinco bacias oceânicas conectadas pelas correntes marítimas que formam apenas um grande oceano global. Falta saber quantos mares existem. Está preparado?⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Atualmente, existem mais de 100 mares!


Não vou listar todos aqui. Mas você consegue visualizar no mapa abaixo.







 

Mais informações
- Lynne Talley, George Pickard, William Emery and James Swift. Descriptive Physical Oceanography, 2011.
- NOAA. How many oceans are there? National Ocean Service website, https://oceanservice.noaa.gov/facts/howmanyoceans.html
bottom of page