Image by Matt Hardy

Por que o mar é azul?

Atualizado: Jan 5

Errou quem achou que o mar é azul por que reflete a cor do céu. Mas para explicar a cor do mar, vamos começar pelo começo.


Qual é a cor da luz do sol?

A luz solar que a gente vê é branca. Essa cor é o resultado da soma de todas as cores do arco-íris, como na capa do álbum 'Dark Side of de Moon' de Pink Floyd - dá um Google. Cada uma dessas cores são ondas com comprimentos de onda diferentes que possuem diferentes quantidades de energia luminosa.


Por que a água do mar é azul?

O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor. Como a luz azul penetra mais fundo, ela consegue se espalhar o suficiente pela coluna d'água para ser refletida de volta para nossos olhos, e enxergamos o mar azul.


Em águas claras, a luz vermelha é rapidamente absorvida nos primeiros 4 metros da superfície, depois a luz laranja, em torno de 25 metros, em seguida a luz amarela, em torno de 51 metros de profundidade, por fim a luz verde e violeta, por volta de 107 e 113 metros, enquanto a luz azul penetra mais fundo, até certa de 250 metros de profundidade. Por isso, o objetos vermelhos a pouco metros da superfície aparecem como cinza e as fotos subaquáticas ficam azuladas (a não ser que o fotógrafo leve uma luz extra)! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As diferentes cores da água do mar

A depender da quantidade de partículas na água, o oceano também pode assumir outras cores.


A presença de areias geram águas com tons amarronzados e a presença de plânctons (microorganismos marinhos) geram tons esverdeados.


No oceano aberto, bem longe da costa, as águas são de um azul profundo, quase roxo, porque quase não existem partículas em suspensão. 


Nessas regiões, a luz pode alcançar até 600 m de profundidade! No entanto, a maior parte do oceano é COMPLETAMENTE escura. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Os organismos que fazem fotossíntese ficam limitados a uma camada de até 70 metros de profundidade, conhecida como zona eufótica. Metade da produção primária na Terra tem lugar nessa camada do oceano bastante iluminada pelo sol.


A água nessa zona corresponde a menos de 1% do volume total do oceano, mas sustenta quase toda a vida marinha e produz cerca de 50% do oxigênio que respiramos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Você já respirou ar marinho hoje?


Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀



Fonte: Tom Garrison. Fundamentos de Oceanografia. 2010 Renato Crespo e Abílio Soares-Gomes. Biologia Marinha. Talley et al. Descriptive Physical Oceanography. 2011.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

.mais vistos.