top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Por que o mar é azul?

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Errou quem achou que o mar é azul porque reflete a cor do céu. As diferentes cores dessa imensa massa de água salgada estão associadas à absorção e reflexão da luz do sol pelas camadas superficiais do oceano.


Pode parecer complicado, mas é simples. Para explicar a cor do mar, vamos passar por alguns passos:




Qual é a cor da luz do sol?

Por que o mar é azul

A luz solar que a gente vê é branca. Essa cor é o resultado da soma de todas as cores do arco-íris, como na capa do álbum 'Dark Side of de Moon' de Pink Floyd.


Por vezes esse fenômeno ocorre quando a luz do sol atravessa uma janela de vidro e nós vemos todas as cores refletidas na parede, por exemplo.


O mesmo ocorre na formação de um arco-íris. Quando a luz do sol é refrata por gotículas de água suspensas no ar, conseguimos ver todo o espectro da luz visível (as cores do arco-íris).


O espectro da luz visível é contínuo, uma cor se transforma na outra sem separação, mas nós dividimos em 7 cores para simplificar. Cada uma dessas cores são ondas com diferentes comprimentos de onda e quantidades de energia luminosa.


Por que o mar é azul

Por que o mar é azul?

O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.


Como a luz azul penetra mais fundo, ela consegue se espalhar o suficiente pela coluna d'água para ser refletida de volta para nossos olhos, e enxergamos o mar azul. Enquanto isso, outras cores do espectro como vermelho e laranja são absorvidas e sua energia é transformada em calor.

Por que o mar é azul

Em águas claras, a luz vermelha é rapidamente absorvida nos primeiros 4 metros da superfície, depois a luz laranja, em torno de 25 metros, em seguida a luz amarela, em torno de 51 metros de profundidade, por fim a luz verde e violeta, por volta de 107 e 113 metros, enquanto a luz azul penetra mais fundo, até certa de 250 metros de profundidade.


Por isso, o objetos vermelhos a pouco metros da superfície aparecem como cinza e as fotos subaquáticas ficam azuladas (a não ser que o fotógrafo leve uma luz extra)!


Mas não para por aqui. A gente sabe bem que infelizmente o mar não está sempre azul ou que não é azul em todos os lugares. Então por que o oceano muda de cor?


As diferentes cores da água do mar

A depender da quantidade de partículas na água, o oceano também pode assumir outras cores.


A presença de areias geram águas com tons amarronzados e a presença de plânctons (microorganismos marinhos) geram tons esverdeados.


No oceano aberto, bem longe da costa, as águas são de um azul profundo, quase roxo, porque quase não existem partículas em suspensão. Nessas regiões, a luz pode alcançar até 600 m de profundidade! No entanto, a maior parte do oceano é COMPLETAMENTE escura, devido a sua grande profundidade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Os organismos que fazem fotossíntese ficam limitados a uma camada de até 70 metros de profundidade, conhecida como zona eufótica. Metade da produção primária na Terra tem lugar nessa camada do oceano bastante iluminada pelo sol.


A água nessa zona corresponde a menos de 1% do volume total do oceano, mas sustenta quase toda a vida marinha e produz cerca de 50% do oxigênio que respiramos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Agora você sabe qual é a diferença entre mar e oceano?


 

Para saber mais
- Tom Garrison. Fundamentos de Oceanografia. 2010 - Renato Crespo e Abílio Soares-Gomes. Biologia Marinha. - Talley et al. Descriptive Physical Oceanography. 2011.
bottom of page