top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

O que sabemos sobre o Derrame de óleo no nordeste?

Atualizado: 5 de ago. de 2023

Há um ano do maior desastre ambiental do litoral do Brasil, temos poucas informações das causas e consequências do petróleo cru nas praias do nordeste em 2019.


Entre agosto de 2019 e janeiro de 2020, o desastre afetou nove estados do Nordeste e dois do Sudeste brasileiro, do Maranhão ao Rio de Janeiro, se estendendo por mais de 3.000 km, incluindo cerca de 55 Áreas de Proteção Marinhas.


Derrame de petróleo nas praias do Nordeste

O óleo continua aparecendo pontualmente em eventos de mar mais agitado, porque parte do óleo ainda está no fundo do mar e pode ser transportado para a costa por correntes, ventos e ondas. Isso indica que a extensão dos efeitos ambientais e ecotoxicológicos, além pouco conhecida, continua aumentando. [saiba mais]


Quais as consequências do óleo nas praias do Nordeste?

Resultados científicos recentemente publicados, mostraram que os hidrocarbonetos leves que normalmente se volatizam rapidamente ainda estavam presentes no óleo, porque ele permaneceu submerso até encostar no litoral. O que aumenta seus efeitos negativos para os organismos e ecossistemas costeiros. [saiba mais]


Isso significa, que as machas de óleo que chegaram na nossa praia além da difícil remoção, devido ao seu aspecto de piche, tinham uma maior capacidade de contaminação para os organismos marinhos e para pessoas que tiveram contato direto com o petróleo.


Os levantamentos realizados até agora mostraram que estuários, manguezais e campos de gramas marinhas sofreram o maior impacto. Um total de 27 espécies costeiras ameaçadas ocorrem dentro da área atingida. Aproximadamente 870.000 pessoas, trabalhadores na pesca artesanal e no turismo local, foram afetados pelo derramamento de óleo. [saiba mais]


Há um ano do maior desastre ambiental do litoral do Brasil, ainda queremos saber qual o nível de contaminação do ambiente, dos organismos e das pessoas e ainda queremos saber de onde veio o óleo.


É fundamental o contínuo monitoramento dos ambientes e das pessoas afetadas durante a próxima década devido aos impactos de longo prazo da contaminação do óleo.


O que aprendemos com esse desastre?

Quais são os danos que o óleo pode causar à saúde humana?

Quais as consequências do óleo nas praias e áreas de conservação?

Quem foi o responsável pelo vazamento de óleo no Nordeste?


Para tentar responder essa e outras perguntas como, conversamos o professor Dr. Marcelo Soares da Universidade Federal do Ceará sobre esse que foi o maior desastres ambiental do litoral do Brasil.


Para conferir e só acessar o <<Entrevista à Vista #11 do podcast SUBMERSO>> na principais plataformas.





 


Fonte




bottom of page