top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

OCEANOGRAFIA QUÍMICA

Atualizado: 16 de nov. de 2020


OCEANOGRAFIA QUÍMICA

Oceanógrafos químicos estudam as substâncias orgânicas e inorgânicas presentes na água do mar e sua a interação com a circulação oceânica, o clima, as plantas e animais marinhos.


Além das trocas de substâncias que ocorrem entre o oceano e a atmosfera e entre o oceano e os sedimentos de fundo.


Dois temas de muito destaque no âmbito da oceanografia química são a poluição marinha e o sequestro de carbono da atmosfera, associado ao aquecimento global.

​O estudo da poluição marinha pode levar oceanógrafos químicos para o fundo do oceano, baías costeiras e dos estuários, rios e lagos. Fontes de poluentes vão desde despejo de esgoto, óleo ou combustíveis nos oceanos, micro e macro plásticos marinhos, a fontes que são mais difíceis de serem detectadas como o escoamento agrícola contendo adubos químicos, escoamento de estrada ou transbordamentos de barragens. Além de substâncias amplamente utilizadas na sociedade como hormônios, medicamentos, cosméticos, drogas ilícitas, cafeína, entre outras.


Os oceanógrafos químicos estudam o impacto de tais poluentes, examinando como eles interagem com a água do mar, a vida e os sedimentos marinhos.

​Grande parte do dióxido de carbono liberado na atmosfera pelas atividades humanas é absorvida pelos oceanos, diminuindo a quantidade de CO2 na atmosfera e amortecendo a intensificação do efeito estufa. Por outro lado, quando o CO2 é dissolvido na água do mar ocorre um aumento do Ph da água que gera uma série de consequências devido à acidificação dos oceanos. Muitas pesquisas em oceanografia química se concentram em quantificar essa relação e o processo pelo qual o dióxido de carbono que entra na superfície do oceano é transferido para águas profundas e para os sedimentos, sendo isolado da atmosfera por milênios.

Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Fonte:

​°° "Oceanografia química" de Carlos Augusto Ramos e Silva. Editora Interciência.

°° Hatje et al. (2013). Oceanografia e Química: Unindo Conhecimentos em Prol dos Oceanos e da Sociedade. Quim. Nova, Vol. 36, No. 10, 1497-1508.

°° Kirk Cochran, J. (2014). Chemical Oceanography. Reference Module in Earth Systems and Environmental Sciences. doi:10.1016/b978-0-12-409548-9.09152-1

bottom of page