top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA

Atualizado: 16 de nov. de 2020


OCEANOGRAFIA GEOLOGICA

A oceanografia geológica estuda a formação, composição e história do fundo marinho, desde as praias e zonas costeiras até o assoalho oceânico.


Muitas das feições geológicas que existem nos continentes - montanhas, vales, vulcões, planícies e cânions – existem nos oceanos. No entanto, o assoalho oceânico apresenta uma extensa paisagem acidentada sem igual nos continentes.


A maioria das ilhas que conhecemos começou como vulcões submarinos que transpassaram a superfície do mar. A maior cadeia de montanhas contínua da Terra é a cordilheira Meso-oceânica que se estende de norte a sul do oceano Atlântico e aflora em alguns lugares como na Islândia. A Fossa das Marianas, situada no oceano Pacífico central, é região mais profunda da superfície do planeta, 11 km abaixo do nível do mar.

Os geólogos marinhos examinam as características físicas e químicas dos sedimentos, sua idade origem, distribuição e transporte. Também estudam entre outros temas a batimetria dos oceanos, sísmica e vulcanismo, processos de erosão costeira e variações do nível do mar. Além de investigar os recursos submarinos, como depósitos minerais de petróleo e gás. ​

Uma área cada vez mais importante da geologia marinha é a geologia costeira. Ao longo da história, a população humana tem mostrado uma tendência para viver no litoral. As zonas costeiras são ambientes bastante dinâmicos sujeitos a processos costeiros naturais, como variações do nível do mar, erosão e transporte de sedimentos, eventos relacionados à tempestades, tais como ressacas marinhas com inundações e erosões severas, além dos impactos devido as atividades humanas. Geólogos costeiros, engenheiros e oceanógrafos de diversas áreas são fundamentais na gestão e determinação de políticas públicas para minimizar os conflitos entre a ocupação da zona costeira e os processos naturais. ​​ ​

Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀



Fonte:

​ °° "Introdução À Geologia Marinha" de José Antônio Baptista Neto, Vera Regina Abelin Ponzi e Susanna Eleonora Sichel. Editora Interciência.Eleonora Sichel. Editora Interciência.

bottom of page