top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Durabilidade das coisas

Atualizado: 25 de fev. de 2022

Saudações da época em que as coisas eram feitas para durar. Essa moka, ou cafeteira italiana, é mais velha do que eu. Herdei dos meus pais, e nem sei se foi comprada nova. São mais de 30 anos fazendo café sem gerar resíduos...


Nesse contexto, chegamos a duas questões:


i) A geração desnecessária de resíduos pelo uso de materiais descartáveis como filtros de papel e cápsulas de café, embora tenhamos outras alternativas como o clássico coador de pano, as mokas, prensas francesas... é a mesma lógica dos plásticos descartáveis, e outros objetos que nós ESCOLHEMOS usar no nosso cotidiano.


ii) A curta vida útil dos produtos, conhecida como "obsolescência planejada", que foi implementada a partir da década de 20. Algo que parecia ser uma solução para uma indústria em crise e uma população mundial de apenas 2,5 bilhões de habitantes é completamente insustentável nos dias atuais, com o esgotamento de recursos naturais, crise climática, poluição e uma população de quase 8 bilhões de pessoas!


Mesmo o melhor dos produtos quase sempre tem uma peça importante que não dura muito tempo - projetado assim intencionalmente para ser descartado logo. Além da grande quantidade de resíduos gerados por esses produtos (que poderia ser reciclada e reutilizada numa economia circular), ainda entra na conta a matéria prima consumida, a energia gasta e a poluição gerada na sua produção e transporte.


A solução está na mudança de percepção e comportamento. Precisamos reduzir nosso consumo e incentivar uma indústria responsável e eficiente. Cuidar e valorizar as coisas que temos significa mais do que parece, os recursos da Terra são finitos e você tem um pouco deles nas suas mãos.


Para termos um oceano melhor precisamos de humanos melhores.


Escrito por Mariana Thévenin

bottom of page