top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Bucha vegetal | 1 ato faz a diferença

Atualizado: 25 de fev. de 2022

Na Semana Mares Limpos 2019, vamos eliminar mais um plástico desnecessário das nossas vidas? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As esponjas de lavar louça sintéticas são feitas de poliuretano - um tipo de plástico de difícil reciclagem.


Por serem rapidamente contaminadas, elas têm uma vida útil reduzida, gerando uma grande quantidade de lixo que pode ser facilmente evitado.


Mais de 91% do plástico que usamos não é reciclado, em vez disso, acaba em aterros ou no oceano. Então, por que não eliminar esse lixo desnecessário das nossas vidas? As buchas vegetais são uma ótima opção sustentável, seja no banho ou na hora de lavar pratos! ⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Essas buchas são frutos de uma planta trepadeira, por tanto, são biodegradáveis. Além de baratas e fáceis de achar, elas podem ir para a composteira! Com essa mudança, incentivamos a agricultura familiar e podemos até ter um pé de bucha em casa - como fez a @neiderigo ❤️ (detalhes em #kitcheneidebuchaverde ). Melhor ainda, além de não gerar esse lixo, também contribuímos com a diminuição da emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera - um dos maiores problemas da atualidade. ⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀ Podia terminar por aqui, mas a poluição marinha não é feita só de plástico! Para mudar nossa realidade precisamos de uma abordagem ampla. Os detergentes de lavar louças e os produtos de limpeza em geral são grandes poluidores dos oceanos presentes no nosso dia-a-dia.


Não basta apenas ser biodegradável, outros componentes presentes em sua composição também causam prejuízos ao meio ambiente e à nossa saúde. Existem várias opções de produtos mais sustentáveis no mercado, mas também podemos produzi-los em casa usando produtos como vinagre, bicarbonato e álcool.

Cada ato faz diferença na construção do mundo que queremos ver. Vamos juntos?


Proteger o oceano começa em terra.


Escrito por Mariana Thévenin

bottom of page