top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Lixo no mar | 1 ato faz a diferença

O acúmulo de #plástico no #oceano é consequência exclusivamente das decisões e comportamentos humanos, em escala individual e social. O uso do plástico não implica no seu despejo no ambiente natural, mas 91% do plástico que usamos não é reciclado, em vez disso, acaba em aterros ou no oceano. A solução está na #mudança de percepção e comportamento ao longo de todo o “ciclo de vida” do plástico, desde o projeto, produção e uso até o descarte e reutilização por meio de uma economia circular.



O grande alarme para os danos aos animais marinhos e as grandes iniciativas de limpezas de praia são ótimas para chamar atenção para a causa do lixo marinho e despertar mais pessoas. As novas leis e políticas públicas, que vem reduzindo e proibindo os plásticos de uso único, mostram nossa força de mudança. No entanto, precisamos refletir sobre como e por que o #lixo chega no mar, para não ficar "enxugando gelo". As soluções eco-friendly, que utilizam materiais alternativos para produtos do nosso cotidiano, são um bom começo e são bastante convenientes, mas precisamos diminuir nosso #consumo. Adianta trocar um canudo descartável por um reutilizável e ter um de cada cor? Adianta trocar o plástico por outras substâncias que causam ainda mais danos ao meio ambiente? Adianta limpar a praia e continuar sem destino adequado para os resíduos (saneamento básico) e uma superprodução de lixo?

Passo a passo, vamos caminhando nessa jornada, substituindo canudos, copos e sacolas por produtos reutilizáveis e de empresas responsáveis; reduzindo a quantidade de lixo nas prais; fazendo compostagem dos resíduos orgânicos, reciclagem e reutilização dos outros resíduos; questionando e cobrando políticas públicas e diminuindo o consumo de objetos que, no final da história, não acrescentam muita coisa nas nossas vidas.

Com a diminuição do consumo, além de reduzir a quantidade de plástico no mar e suas consequências, contribuímos para a redução da emissão de gases estufas para atmosfera na tentativa de reduzir os impactos do aquecimento global que são ainda mais graves e urgentes! Cada ato faz diferença na construção do mundo que queremos ver. Vamos juntos?


Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

bottom of page