Já olhou o mar de cima e percebeu que as ondas que chegam na praia tendem a se alinhar com a faixa de areia, às vezes fazendo verdadeiras curvas?
Isso acontece porque a velocidade da onda muda de acordo com a profundidade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A partir de uma determinada profundidade - que equivale a metade do comprimento de onda - quanto mais raso, menor a velocidade da onda.
Quando a onda se aproxima da costa, a parte da onda que alcança menores profundidades primeiro diminui de velocidade, enquanto a outra parte continua se propagando com a velocidade original.
Como resultado, ocorre um curvamento da linha de onda, que tende a se tornar paralela à costa, ou às linhas de mesma profundidade (isóbatas). Esse fenômeno físico é chamado de refração.
A curva pode chegar a 90° da direção original! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ É como se várias pessoas andassem lado a lado, de braços dados, formando uma linha. Se uma ponta parar e a outra ponta continuar andado, a linha de pessoas vai fazer uma curva! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Apesar da refração, as ondas normalmente não alcançam a praia perfeitamente paralelas à costa. O pequeno ângulo formado entre a direção das ondas e a faixa de areia, gera uma corrente que se desloca paralelamente à linha de costa, transportando areia ao longo da praia.
Esse fenômeno é conhecido como deriva litorânea.
O bloqueio dessa corrente gera o acúmulo de areia de um lado de um espigão ou molhe e a perda de areia do outro, causando erosão da praia. Um grande exemplo desse fenômeno é o que aconteceu no entorno do porto de Ilhéus-Ba. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A sua cidade também passa por isso? Na próxima vez que você se deparar com esse tipo de obra já sabe suas possíveis consequências! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✒ Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📷 Foto Shifaaz Shamoon
Comments