Entre os animais marinhos que respiram fora d’água, as tartarugas marinhas são recordistas invictas na arte de prender a respiração durante o mergulho. O mergulho mais longo registrado foi de uma tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) que ficou mais de 10 horas mergulhando com um único fôlego!
O recorde de mergulho mais longo de um mamífero marinho é de 3 horas e 42 minutos, registrado para a baleia de bico de Cuvier com um único fôlego.
Quantos metros uma tartaruga mergulha?
Outra espécie de tartaruga, a tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), está entre as três principais espécies de mergulho profundo, alcançando 1.200 m de profundidade. Essa espécie de tartaruga perde na profundiade do mergulho para o elefante marinho do norte (Mirounga angustirostris) que pode mergulhar a 1.500 m de profundidade, a baleia cachalote (Physeter macrocephalus) que pode passar dos 2.000 m e a baleia de bico de Cuvier que detém o recorde de mergulho de 3 mil metros!!
No geral, existe uma grande variação nos valores médios da duração e profundidade do mergulho, que são influenciados por fatores como a temperatura do ambiente e o tamanho da tartaruga. O intervalo médio de durações de mergulho varia de 1 a 44 minutos. A profundidade média do mergulho varia entre 2 e 54 m para as tartarugas cabeçuda, verde, de pente e oliva, enquanto para a tartaruga-de-couro a profundidade média de mergulho chega a 150 m.
Quais são as tartarugas marinhas
Vale lembrar que existem sete diferentes espécies de tartaruga marinha no planeta, cinco delas são encontradas no litoral do Brasil (tartarugas cabeçuda, verde, de pente, oliva e de couro), e seis delas estão na lista de animais ameaçados de extinção - em diferentes categorias - principalmente devido à pesca acidental, à pesca fantasma, à perda de habitats, ao consumo direto e às mudanças climáticas.
✒ Escrito por Mariana Thévenin
Comments