Image by Matt Hardy

Por quanto tempo uma tartaruga mergulha?

Atualizado: Nov 17

Entre os animais marinhos que respiram fora d’água, as #tartarugas marinhas são recordistas invictas na arte de prender a respiração durante o #mergulho. O mergulho mais longo registrado foi de uma tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) que ficou mais de 10 horas mergulhando com um único fôlego!


Outra espécie de #tartaruga, a tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), está entre as três principais espécies de mergulho profundo, alcançando 1.200 m de profundidade. Essa espécie de tartaruga perde somente para o elefante marinho do norte (Mirounga angustirostris) que pode mergulhar a 1.500 m de profundidade e a baleia #cachalote (Physeter macrocephalus) que pode passar dos 2.000 m.


No geral, existe uma grande variação nos valores médios da duração e profundidade do mergulho, que são influenciados por fatores como a temperatura do ambiente e o tamanho da tartaruga. O intervalo médio de durações de mergulho varia de 1 a 44 minutos. A profundidade média do mergulho varia entre 2 e 54 m para as tartarugas cabeçuda, verde, de pente e oliva, enquanto para a tartaruga-de-couro a profundidade média de mergulho, chega a 150 m.


Vale lembrar que existem sete diferentes espécies de tartaruga marinha no planeta, cinco delas são encontradas no litoral do #Brasil (tartarugas cabeçuda, verde, de pente, oliva e de couro), e seis delas estão na lista de animais ameaçados de extinção - em diferentes categorias - principalmente devido à pesca acidental, à pesca fantasma, à perda de habitats, ao consumo direto e às mudanças climáticas.


por Mariana Thévenin


Fonte:

Sandra Hochscheid. Why we mind sea turtles' underwater business: A review on the study of diving behavior. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology. Volume 450,

2014, Pages 118-136, ISSN 0022-0981. https://doi.org/10.1016/j.jembe.2013.10.016.



.mais vistos.

 Siga nossas redes sociais: 

  • Oceano para Leigos
  • Oceano para Leigos
  • Oceano para Leigos
  • Oceano para Leigos
  • Oceano para Leigos

Acompanhe por e-mail!

Oceano para Leigos | 2016-2020.