O que o mar significa para você?
Assim que virar a meia-noite, começarão os festejos para Iemanjá – a Rainha do Mar. O nome de Iemanjá vem do iorubá e significa “mãe dos filhos peixes”.
Tradicionalmente, os pescadores e marinheiros, por viverem do mar e no mar, pedem proteção para manter a própria vida ao realizar suas atividades cotidianas. Eles agradecem a pesca abundante, o mar calmo e o tempo bom... mas o mar está conectado à vida de todos nós.
No dia 2 de fevereiro, a festa é de todos que compartilham o sentimento de pertencimento com o mar.
Durante todo o dia, os olhares contemplam a força que vem das suas profundezas e que nos ajudam a vencer os desafios do dia-a-dia.
Para além do sustento e da espiritualidade, o oceano é o berço da vida, mantém o equilíbrio do nosso planeta, produz mais da metade do ar que respiramos, entre tantos outros benefícios que sempre comentamos por aqui, mas o estamos transformando, aos poucos e continuamente, em um lixão sem vida.
Ao levar seu presente à Iemanjá (seja material ou não), pense como realmente podemos retribuir e honrar as graças recebidas – e mantê-las ainda por muito tempo. Vamos transformar nossa relação com o mar agora e depois, e depois, e depois de amanhã?
Odoyá, salve a Rainha do Mar!
✒ Escrito por Mariana Thévenin
תגובות