top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

A expedição do Endurance e Shackleton

O melhor #livro de aventura real de todos os tempos! Claro que eu não li todos, mas esta história é realmente incrível. Narra uma das aventuras mais espetaculares e sem dúvida uma das mais brilhantes histórias de liderança.

"Procura-se homens para jornada arriscada. Salários baixos. Frio implacável. Longos meses de completa escuridão. Perigo constante. Retorno seguro duvidoso. Honra e reconhecimento em caso de sucesso." (tradução livre). Quem iria? Reza a lenda que foi assim que Sir Ernest H. Shackleton recrutou sua tripulação.

A Expedição Imperial Transantártida partiu da Inglaterra, em agosto de 1914, com o objetivo de atravessar o continente antártico a pé, passando sobre o Polo Sul. Contava com 27 homens, entre eles, além de marinheiros e médicos, havia geólogo, meteorologista, físico, biólogo e o grande fotografo Frank Hurley que imortalizou essa saga. Mais tarde, ao passar pela Argentina, somou-se ao grupo um tripulante clandestino, não sabia ele que viveria uma das histórias mais complicadas da exploração polar.

A história é uma sucessão de desafios envolta pelo clima frio e úmido de uma das regiões mais inóspitas do mundo. A apenas um dia de navegação do ponto de desembarque na #Antártica, o #Endurance fica preso numa banquisa de gelo no mar de Weddell e acaba sendo destruído. Começa então uma das maiores sagas de sobrevivência e liderança já registrada.

O primeiro livro sobre essa expedição "A incrível viagem de Shackleton" foi escrito em 1959 por Alfred Lansing. Baseado em documentos, diários de viagens e entrevistas com tripulantes, ele conseguiu reconstruir a personalidade de cada um dos homens, nos envolvendo em cada desafio da expedição (que não foram poucos). Posteriormente, muitos livros foram publicados sobre essa grande #aventura. Entre eles, o belo livro de Caroline Alexander "Endurance - A Lendária Expedição de Shackleton à Antártida", ilustrado com 140 das preciosas fotografias de Hurley. E, "Sul - A Fantástica Viagem do Endurance" escrito pelo próprio Ernest #Shackleton.


Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

bottom of page