Entrar na faculdade ou dar a volta ao mundo velejando em solitário. O que você escolhe?
Aos 18 anos e sem muita experiência, Tania Aebi escolheu velejar ao redor do mundo sozinha e se tornou a primeira americana e a pessoa mais jovem, na época, a realizar esse feito.
A Viagem - que é o nome do livro - foi realizada apenas em companhia de seu gato, o Tarzoon, e a bordo de um veleiro de 26 pés, apenas 8 metros! Já faz um tempo que li esse livro, mas foi um daqueles que você senta para ler e só para quando termina.
Ela não tinha muita experiência na vela, não tinha um barco especial, nem a tecnologia que existe hoje. Quando fez 18 anos, em 1985, era uma adolescente meio rebelde que não sabia o que queria da vida e foi confrontada por essa proposta de seu pai. O que você escolheria?
Muito despretensiosamente a Tânia foi vivendo um dia de cada fez, um trajeto de cada vez, aprendendo pelo o caminho o que precisava e, depois de 3 aniversários no meio do oceano, muitos amigos e um amor, voltou pra casa triunfante.
Lembrei desse livro essa semana, inspirada pelo encontro da Lidas das Mulheres pelo Oceano e pela Bárbara Veiga. Essa é a história de uma mulher forte e corajosa que teve a oportunidade de mostrar seu valor num universo bastante masculino, numa aventura que seria um desafio mesmo para marinheiros experientes. Nós podemos muito.
Se ainda não leu, recomendo!
✒ Escrito por Mariana Thévenin
Comments