top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Livro A Viagem

Atualizado: 24 de fev. de 2022

Entrar na faculdade ou dar a volta ao mundo velejando em solitário. O que você escolhe?


Aos 18 anos e sem muita experiência, Tania Aebi escolheu velejar ao redor do mundo sozinha e se tornou a primeira americana e a pessoa mais jovem, na época, a realizar esse feito. 

A Viagem - que é o nome do livro - foi realizada apenas em companhia de seu gato, o Tarzoon, e a bordo de um veleiro de 26 pés, apenas 8 metros! Já faz um tempo que li esse livro, mas foi um daqueles que você senta para ler e só para quando termina. 



Ela não tinha muita experiência na vela, não tinha um barco especial, nem a tecnologia que existe hoje. Quando fez 18 anos, em 1985, era uma adolescente meio rebelde que não sabia o que queria da vida e foi confrontada por essa proposta de seu pai. O que você escolheria?

Muito despretensiosamente a Tânia foi vivendo um dia de cada fez, um trajeto de cada vez, aprendendo pelo o caminho o que precisava e, depois de 3 aniversários no meio do oceano, muitos amigos e um amor, voltou pra casa triunfante.


Lembrei desse livro essa semana, inspirada pelo encontro da Lidas das Mulheres pelo Oceano e pela Bárbara Veiga. Essa é a história de uma mulher forte e corajosa que teve a oportunidade de mostrar seu valor num universo bastante masculino, numa aventura que seria um desafio mesmo para marinheiros experientes. Nós podemos muito.



Se ainda não leu, recomendo!



Escrito por Mariana Thévenin

bottom of page