Image by Matt Hardy

OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA


A oceanografia biológica estuda os organismos marinhos – desde plantas e animais microscópicos até a gigante baleia azul – com foco em suas interações com as condições ambientais, em função de processos físicos, químicos e geológicos dos oceanos, além das relações de competição com os vizinhos por espaço e alimento. Para este fim, são empregadas uma variedade de abordagens, incluindo observações de campo, experimentos de laboratório e modelos matemáticos.

Os oceanógrafos biológicos estudam a distribuição e os ciclos de vida dos organismos, os ritmos e flutuações de populações e comunidades, a estrutura das comunidades, estudando a biodiversidade, produtividade, pesca, aquicultura, avaliação de impacto ambiental na biota, buscando melhorar o conhecimento com vistas à proteção e aproveitamento racional de recursos vivos.

Embora haja considerável sobreposição entre as duas disciplinas, existem diferenças entre os campos da biologia marinha e oceanografia biológica. Os biólogos marinhos tradicionalmente estudam organismos individuais, incluindo sua taxonomia, comportamento, fisiologia e outros aspectos de sua biologia. Por outro lado, os oceanógrafos biológicos tendem a utilizar uma abordagem multidisciplinar, estudando os processos biológicos e os organismos marinhos dentro do contexto do seu ambiente natural.

Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Fonte:

°° "Biologia Marinha" de Peter Castro e Michael E. Huber. Editora Mcgraw Hill.

°° "Biologia Marinha" de Renato Crespo Pereira e Abílio Soares-gomes. Editora Interciência.

#Oceanografia #Base #OceanografiaBiológica #AnimaisMarinhos #VidaMarinha

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

Oceano para Leigos | 2016-2020.