top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Como as correntes são formadas?

Atualizado: 11 de ago. de 2020


correntes marinhas

As correntes marinhas são o movimento da água do mar através dos mares e oceano assim como os ventos são o movimento do ar na atmosfera. Existe apenas um grande oceano com diferentes bacias oceânicas, tais como a bacia do Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Pacífico Norte, Pacífico Sul e Ártico. No seu caminho ao longo do oceano, as correntes marinhas transportam calor, substâncias e organismo, conectando as diferentes bacias.

A força do vento coloca as águas em movimento até cerca de 400 metros de profundidade. Essas correntes superficiais se movem com aproximadamente 3% da velocidade do vento e - por causa do efeito da rotação da Terra - viram para a direita da direção do vento no Hemisfério Norte e para a esquerda no Hemisfério Sul. Esse processo gera um fluxo contínuo de água conhecido como giro oceânico, que percorre grande parte das bacias oceânicas. Nesse giros, são formadas correntes quentes na superfície dos mares tropicais que fluem em direção ao pólos, pela margem leste dos continentes – como no litoral do Brasil - levanto calor para regiões mais frias. Ao longo do seu percurso essas correntes perdem calor para o ar e retornam carregando águas frias dos pólos em direção ao equador, pela margem oeste dos continentes.

A repetição desse ciclo têm um papel crucial no equilíbrio térmico do planeta por distribuir o calor tropical ao redor do mundo. Através das correntes oceânicas e dos ventos o calor do Sol que incide principalmente nas regiões tropicais é distribuído pelo globo. Caso contrário, as regiões tropicais seriam muito mais quentes e o Pólos muito mais frios. Por isso, mudanças na circulação oceânica têm um grande impacto no clima e causam mudanças nos ecossistemas.

Fonte:

Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Fonte:

°° Fundamentos de oceanografia, de Tom Garrison.

°° Navegação a ciencia e a arte. Volume I: Navegação costeira, estimada e em águas restritas, de Altineu Pires Miguens.


bottom of page