top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Para onde vão as correntes no litoral do Brasil?

Atualizado: 25 de fev. de 2022

O que são correntes oceânicas ou marinhas?

As correntes marinhas são o movimento da água do mar assim como os ventos são o movimento do ar na atmosfera. Existem correntes de diferentes proporções. Algumas são grandes fluxos que atravessam o oceano enquanto outras surgem localmente nas barras dos rios devido às marés, por exemplo. [saiba mais]


Quais são as principais correntes oceânicas no litoral do Brasil?

Em todo o litoral do Brasil, existem duas correntes oceânicas principais: a Corrente do Brasil que flui para sul até a costa do Uruguai e a Corrente Norte do Brasil que segue para norte em direção ao mar do Caribe.


Ambas são originadas quando o ramo sul Corrente Sul Equatorial – a mesma que o Amyr Klink pegou carona quando atravessou a remo da África para o Brasil - chega próximo à costa brasileira e se bifurca, considerando a camada superficial, na região que abrange o norte da Bahia e a fronteira entre Sergipe e Alagoas.


Por mais que a gente tenda a imaginar isso, a bifurcação de uma corrente oceânica não é como um desvio bem definido na estrada. Existem muitas variações na localização e no comportamento das correntes, em intervalos de tempo menores e maiores. Foram essas variações que permitiram que o petróleo que chegou na costa do Brasil fosse transportado primeiramente para norte e depois para sul – segundo os principais estudo realizados.

Mais próximo à costa a circulação é principalmente impulsionada pelo vento e pode sofrer variações sazonais na direção. Essas correntes costeiras estão associadas a eventos de ressurgência, correntes de maré, correntes de retorno, por exemplo.



Escrito por Mariana Thévenin


Referências
- Silveira et al., 2000. A corrente do Brasil ao Largo da Costa Leste brasileira | link
- Silveira et al., 1994. On the origins of the North Brazil Current | link

bottom of page