Para onde vão as correntes no litoral do Brasil?

As correntes marinhas são o movimento da água do mar assim como os ventos são o movimento do ar na atmosfera. Existem correntes de diferentes proporções. Algumas são grandes fluxos que atravessam os oceanos enquanto outras surgem localmente nas barras dos rios devido às marés.


Em todo o litoral do Brasil, existem duas correntes oceânicas principais: a Corrente do Brasil que flui para sul até a costa do Uruguai e a Corrente Norte do Brasil que segue para norte em direção ao mar do Caribe. Ambas são originadas quando o ramo sul Corrente Sul Equatorial – a mesma que o Amyr Klink pegou carona quando atravessou a remo da África para o Brasil - chega próximo à costa brasileira e se bifurca na região que abrange o norte da Bahia e a fronteira entre Sergipe e Alagoas.


Por mais que a gente tenda a imaginar isso, a bifurcação de uma corrente oceânica não é como um desvio bem definido na estrada. Existem muitas variações na localização e no comportamento das correntes, em intervalos de tempo menores e maiores. Foram essas variações que permitiram que o petróleo que chegou na costa do Brasil fosse transportado primeiramente para norte e depois para sul – segundo os principais estudo realizados.



Mais próximo à costa a circulação é principalmente impulsionada pelo vento e pode sofrer variações sazonais na direção, mas isso é assunto para uma próxima conversa.



Escrito por Mariana Thévenin


Referências:

- Silveira et al., 2000. A corrente do Brasil ao Largo da Costa Leste brasileira | link


- Silveira et al., 1994. On the origins of the North Brazil Current | link


  • Facebook Oceano para Leigos
  • YouTube Oceano para Leigos
  • Instagram Oceano para Leigos

Oceano para Leigos © 2016-2019.  Criado por Mariana Thévenin.