Nós estamos no centro da mudança

O oceano está intrinsecamente conectado à #vida de cada um de nós, esteja perto ou longe do litoral. Ele é responsável por metade do oxigênio que respiramos, por alimentar mais de 1/3 da população mundial, por fornecer matéria prima para o desenvolvimento de remédios, entre tantos outros benefícios, mas estamos transformando esse mar de vida em um #lixão.

Cerca de 90% do lixo nos oceanos é composto por #plásticos. A extensão dessa poluição é global, com partículas de plástico encontradas em todos os oceanos, mesmo nas regiões mais remotas. O acúmulo de plástico no #oceano é consequência exclusivamente das decisões e comportamentos humanos, em escala individual e social. O uso do plástico não implica no seu despejo no ambiente natural, mas cerca 80% de todo o lixo encontrado nos mares são de origem terrestre, sejam lançados diretamente no mar ou transportados pelos rios. Os outros 20% estão relacionadas com atividades marítimas, principalmente petrechos de pesca. Todo ano são descartadas mais de 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos.

Ser reciclável é muito diferente de ser reciclado. Menos de 9% do plástico que usamos é reciclado de fato! O restante é descartado em aterros, lixões ou no oceano. A boa notícia é que nós podemos mudar essa realidade. A solução está na mudança de percepção e comportamento ao longo de todo o “ciclo de vida” do plástico, desde o projeto, produção e uso até o descarte e reutilização por meio de uma economia circular. Nós estamos no centro dessa mudança, escolher o que consumimos e, principalmente, diminuir nosso consumo são ferramentas políticas importantes tanto diretamente, quanto para pressionar o poder público e as empresas a incentivar a economia circular, um designer mais inteligente de produtos, entre outras soluções sustentáveis.


Simplesmente comece, é mais fácil do que parece.

#protegerooceanocomecaemterra

  • Facebook Oceano para Leigos
  • YouTube Oceano para Leigos
  • Instagram Oceano para Leigos

Oceano para Leigos © 2016-2019.  Criado por Mariana Thévenin.