Image by Matt Hardy

O Nível do mar é plano?

Atualizado: Ago 11

O nível do #mar não é plano! Além de ser diferente entre as bacias oceânicas - como vemos no vídeo onde cores mais vermelhas representam maior altura - as marés, ondas, alta ou baixa pressão atmosférica e tempestades causam variações a todo momento. O nível também varia em função de grandes elevações e depressões do fundo marinho. Por exemplo, um vulcão submarino com altura de 2.000 m pode produzir uma elevação de 2 m na superfície do mar!!! É por causa dessa relação que conseguimos saber o formato de grandes regiões do fundo marinho por meio de satélites, como vemos no Google Earth.

O NÍVEL MÉDIO DO MAR é a altura média do oceano com relação à terra. Esse valor geralmente é baseado em 19 anos de dados de variações do nível do mar ao redor do mundo. Dessa forma, consegue-se eliminar a maior parte das variações mais curtas, restando um valor médio para o nível do mar local e global.

Por sua vez, o nível médio do mar também sofre alterações, em escalas de tempo maiores. Existem três razões principais para isso:

1) Mudanças no volume da bacia oceânica devido à movimentação das placas tectônicas ou erupções vulcânicas. Se o volume da bacia diminui, o nível do mar pode aumentar.

2) O derretimento das geleiras aporta mais água para os oceanos, aumentando seu volume e, consequentemente, o nível do mar. Na última era Glacial, em que ocorreu um grande aumento das geleiras, o nível do mar era dezenas de metros abaixo do atual.

3) Por fim, o aumento da temperatura da água faz com que as moléculas de água se expandam, aumentando o volume de água nos oceanos.

A elevação local do nível do mar pode ser maior ou menor do que a média global devido a fatores locais. No entanto, o efeito combinado do degelo das calotas com a expansão das moléculas de água, devido ao aquecimento global do #oceano e da #atmosfera, gera taxas altas de elevação do nível do mar. Nesse ritmo, mesmo um pequeno aumento pode ter efeitos devastadores, principalmente sobre as populações costeiras.












Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

.mais vistos.

 Siga nossas redes sociais: 

  • Oceano para Leigos
  • Oceano para Leigos
  • Oceano para Leigos
  • Oceano para Leigos
  • Oceano para Leigos

Acompanhe por e-mail!

Oceano para Leigos | 2016-2020.