A lavagem de roupas e tecidos sintéticos é a terceira principal fonte global de microplásticos primários nos oceanos do mundo. Chamamos de microplásticos primários quando eles já chegam no oceano com menos de 5 mm.
Atualmente, aproximadamente dois terços de todos os tecidos são sintéticos, principalmente polímeros derivados do petróleo, como poliéster, poliamida e acrílico. Embora não chame tanta atenção quanto o glitter, o vilão da semana do carnaval, a lavagem de roupas de tecidos sintéticos vem liberando silenciosamente toneladas de microplástico nos oceanos. Especialmente quando ainda são novas.
As microfibras de plástico liberadas durante a lavagem são muito pequenas para serem retidas nas estações de tratamento de esgoto (quando existem) e acabam em rios e no oceano. Além de prejudicar a vida marinha, estas microfibras já foram encontradas em peixes e moluscos à venda para consumo humano.
Todos os dias fazemos escolhas. O que consumimos, como consumimos e o QUANTO consumismo pode fazer muita diferença. Quem aqui é adepta/o ou conhece o minimalismo?
✒ Escrito por Mariana Thévenin
Kommentare