top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

Importância da Biodiversidade

Atualizado: 25 de fev. de 2022

A vida surgiu no planeta, mais especificamente nos oceanos, há cerca de 3,5 bilhões de anos. Aos poucos, os organismos foram se adaptando, modificando e ocupando cada ambiente. Esse processo deu origem a uma notável diversidade de formas de vida e de interações entre elas e com o meio.


Todos os organismos vivos fazem parte dessa imensa rede que literalmente ajudou a moldar o nosso planeta.⠀⠀⠀⠀

A biodiversidade faz referência à diversidade de ecossistemas, de espécies e a diversidade genética entre os organismos. Mesmo animais e plantas pertencentes à mesma espécie apresentam diferenças entre si.


Quanto maior a biodiversidade mais fortes e flexíveis os ambientes se tornam, sendo mais resistentes a mudanças em suas condições. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Lembra da cadeia trófica que estudamos na escola em que um organismo maior come um organismo menor até chegar ao topo da cadeia alimentar? Agora lembra que isso foi atualizado por uma rede de interações muito mais complexas? Esse é o ponto. Se várias espécies são retiradas do ambiente, a função que elas realizavam pode deixar de acontecer. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Os ecossistemas nos fornecem serviços essenciais, como alimento, polinização, dispersão de sementes, regulação do clima, purificação da água, ciclagem de nutrientes e controle de pragas agrícolas. Cada serviço é produzido diretamente por uma certa quantidade de organismos, mas esses organismos dependem de uma infinidade de outros, para conseguirem produzir os serviços de que precisamos.


É como uma grande estrutura sustentada por vários pilares que são sustentados por mais pilares. A extinção de espécies – ou a destruição dos pilares - vai minando toda a estrutura e suas conseqüências podem levar à destruição completa do ambiente. Por isso é tão importante conservar a biodiversidade. E por isso é tão grave a informação recente de que cerca de 1 milhão de espécies de animais e plantas estão agora ameaçadas de extinção.


Quanto maior a biodiversidade mais fortes e flexíveis os ambientes se tornam, sendo mais resistentes a mudanças em suas condições.




Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

📷 Graphic Node

bottom of page