Image by Matt Hardy

Dia mundial da água

À medida que as populações humanas crescem e atividades agrícolas e industriais se expandem, a qualidade da água em todo o mundo é cada vez mais ameaçada. Ainda mais em tempos de mudanças climáticas, que ameaçam alterar o ciclo hidrológico global.

Os recursos hídricos são vitais para o funcionamento dos ecossistemas, comunidades e economias. Além do alto consumo e da distribuição desigual dos reservatórios de água doce disponíveis no planeta, a falta de tratamento dos efluentes é uma das principais causas de doenças e degradação ambiental.

No nosso dia-a-dia, podemos  adotar novos hábitos no uso direto da água - reduzindo o consumo e o desperdício de água - mas também, precisamos refletir sobre como são produzidos e descartados tudo aquilo que consumimos, desde nossa alimentação, roupas, cosméticos, remédios, produtos de limpeza e outros bens de consumo. Procurando desestimular o uso de produtos que gastam muita água na sua fabricação, agrotóxicos, fertilizantes e outros produtos químicos que aumentam exponencialmente a degradação da qualidade das águas.

Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

Oceano para Leigos | 2016-2020.