top of page

CURSO

Leitura das Previsões de onda

ODS 14, Década do Oceano e Cultura Oceânica

Atualizado: 25 de fev. de 2022

Transformar nossa relação com o mar é urgente e imprescindível.


A contínua poluição e exploração humana do oceano e seus recursos vem colocando em risco benefícios essenciais à vida de cada um de nós, como o ar que respiramos, a estabilidade do clima, a segurança alimentar e diversas atividades econômicas.


Após o encerramento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2015, foi elaborado um novo Plano de Ação conhecido como Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, a ser realizada entre os anos de 2015 a 2030.

A agenda 2030

A agenda 2030 é um Plano de Ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, com foco na erradicação da pobreza extrema e na proteção do planeta, assinado pelos 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas, inclusive o Brasil.


No entanto, esse plano é uma jornada coletiva a ser empreendida em parceria colaborativa entre governos, empresas, sociedade civil e indivíduos. Ou seja, depende da colaboração de todos nós.


Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Esse conjunto de programas, ações e diretrizes que orientam os trabalhos rumo ao desenvolvimento sustentável, por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Os 17 ODS são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Os ODS e o oceano

O oceano perpassa de alguma forma por muitos desses objetivos, seja na erradicação da pobreza e da fome, na economia, no transporte, na igualdade de gênero, na produção de energia limpa, mas dois em particular têm um vínculo mais direto que são o ODS 13 das mudanças climáticas e, principalmente, o ODS 14 da vida na água que é um dos objetivos mais transversal entre os 17 ODS e mais ligado à ciência marinha.

Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14 - ODS 14

Conservar e utilizar de forma sustentável o oceano e os recursos marinhos é a proposta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Vida na água.


Para isso foram estabelecidas 7 metas com prazos entre 2020 e 2030, mais 3 metas de implementação.


Essas metas do ODS 14 tratam principalmente da redução da poluição, conservação da biodiversidade e ecossistemas, regulação da pesca, e promoção das ciências marinhas.


Das quatro metas que eram para 2020, apenas uma foi alcançada, no âmbito das áreas de proteção marinha e ainda assim, com muitas ressalvas.


Mas o que é a Década do Oceano?

Nesse cenário de objetivos para o desenvolvimento sustentável, em 2017, foi proclamada a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, a ser implementada de 2021 a 2030.


A Década da Ciência Oceânica tem o objetivo de ampliar a cooperação internacional em pesquisa em prol da proteção do oceano e a gestão dos seus recursos, de forma a fortalecer a implementação do ODS 14.

E ela acabou de começar no dia 01 de janeiro de 2021! Nos próximos anos todas as atenções estarão voltadas para o oceano, será uma oportunidade única de mudar nossa percepção e comportamento, a nível individual e social, com o apoio da ciência e da inovação.

As atividades da Década do Oceano estão sendo lideradas pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e buscam transformar nossa relação com o mar e desenvolver a “A Ciência que necessitamos para o Oceano que Queremos” através de 7 resultados principais que devem alcançados até 2030:

  • Um oceano limpo

  • um oceano saudável e resiliente

  • um oceano previsível

  • um oceano seguro

  • um oceano produtivo e explorado de forma sustentável

  • um oceano transparente e acessível

  • um oceano conhecido e valorizado por todos



"Um oceano conhecido e valorizado por todos" é sobre aproximar todas as pessoas do entendimento da importância do oceano no equilíbrio do planeta e o quanto nós podemos afetar seu funcionamento.


Tendo como ferramenta base o guia pedagógico Cultura Oceânica para Todos.


Cultura oceânica | Ocean Literacy

Qual a influência do oceano na nossa vida e a nossa influência no seu equilíbrio?

O programa “Ocean Literacy” elaborado pela IOC - UNESCO em parceria com educadores e pesquisadores do mundo inteiro é um guia para o ensino sobre o Oceano.


O documento reúne princípios fundamentais para a compreensão da influência do oceano na nossa vida e da nossa influência sobre o seu equilíbrio.


Também traz conteúdo e atividades para aumentar o conhecimento sobre o oceano ao longo do currículo escolar, mas que também é excelente para todos que querem saber mais sobre a importância do oceano e os benefícios que ele nos oferece.


São 7 princípios essenciais que todo mundo deveria saber sobre o oceano!


Princípio 1. A Terra tem um Oceano global com diferentes características.

Princípio 2. O Oceano e a vida marinha moldam as características da Terra.

Princípio 3. O Oceano exerce uma grande influência no clima e nas condições meteorológicas.

Princípio 4. O Oceano proporciona que a Terra seja habitável.

Princípio 5. O Oceano sustenta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.

Princípio 6. O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.

Princípio 7. Há muito por descobrir e explorar no Oceano.



Muito do conteúdo que usamos aqui no Oceano para Leigos é inspirado nesse material e ficamos realmente muito felizes em contribuir para um oceano conhecido e valorizado por todos! 💙💙



Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀



Para saber mais
bottom of page