Image by Matt Hardy

ODS 14, Década do Oceano e Cultura Oceânica

Transformar nossa relação com o #oceano é urgente e imprescindível. A contínua #poluição e exploração humana dos oceanos e seus recursos vem colocando em risco benefícios essenciais à vida de cada um de nós, como o ar que respiramos, a estabilidade do clima, a segurança alimentar e diversas atividades econômicas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em 2015, com o encerramento dos Objetivos do Milênio, foi elaborado um novo Plano de Ação conhecido como Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, a ser realizada entre os anos de 2015 a 2030.


A agenda 2030


A agenda 2030 é um Plano de Ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, com foco na erradicação da pobreza extrema e na proteção do planeta, assinado pelos 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas, inclusive o Brasil.


No entanto, esse plano é uma jornada coletiva a ser empreendida em parceria colaborativa entre governos, empresas, sociedade civil e indivíduos. Ou seja, depende da colaboração de todos.


Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável


Esse conjunto de programas, ações e diretrizes que orientam os trabalhos rumo ao desenvolvimento sustentável, por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Os 17 ODS são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Os ODS e o oceano


Muitos desses objetivos tem alguma ligação com o oceano, seja na alimentação, na economia, no transporte, mas dois em particular têm um vínculo mais direto que são o ODS 13 das mudanças climáticas e, principalmente, o ODS 14 da vida na água que é um dos objetivos mais transversal entre os 17 ODS e mais ligado à ciência marinha.


Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14 - ODS 14


Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos e os recursos marinhos é a proposta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Vida na água.


Para isso foram estabelecidas 7 metas com prazos entre 2020 e 2030, mais 3 metas de implementação.


Essas metas do ODS 14 tratam principalmente da redução da poluição, conservação da biodiversidade e ecossistemas, regulação da pesca, e promoção das ciências marinhas.



Das quatro que eram para 2020, apenas uma foi alcançada, que é das áreas de proteção marinha e ainda assim, com muitas ressalvas.




Mas o que é a Década do Oceano?


Nesse cenário de objetivos para o desenvolvimento sustentável, em 2017, foi proclamada a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, a ser implementada de 2021 a 2030.


A Década da Ciência Oceânica tem o objetivo de ampliar a cooperação internacional em pesquisa em prol da proteção dos oceanos e a gestão dos seus recursos, de forma a fortalecer a implementação do ODS 14.

E é esse momento de preparativo para a Década que a gente está vivendo agora. Nos próximos anos todas as atenções estarão voltadas para os oceanos, será uma oportunidade única de mudar nossa percepção e comportamento, a nível individual e social, com o apoio da ciência e da inovação.

As atividades da Década do Oceano estão sendo lideradas pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e buscam transformar nossa relação com o mar e desenvolver a “A Ciência que necessitamos para o Oceano que Queremos” através de 7 resultados principais que devem alcançados até 2030:

Foto de Rodrigo Canalli


Um oceano limpo;


um oceano saudável e resiliente;


um oceano previsível;


um oceano seguro;


um oceano produtivo e explorado de forma sustentável;


um oceano transparente e acessível.


um oceano conhecido e valorizado por todos





"Um oceano conhecido e valorizado por todos" é sobre aproximar todas as pessoas do entendimento da importância do oceano no equilíbrio do planeta e o quanto nós podemos afetar seu funcionamento.


Tendo como base o kit de ferramentas Cultura Oceânica para Todos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cultura oceânica | Ocean Literacy


Qual a influência do oceano na nossa vida e a nossa influência no seu equilíbrio?


O programa “Ocean Literacy” elaborado pela IOC - UNESCO em parceria com educadores e pesquisadores do mundo inteiro é um guia para o ensino sobre o Oceano.


O documento reúne princípios fundamentais para a compreensão da influência do oceano na nossa vida e da nossa influência sobre o seu equilíbrio.


Também traz conteúdo e atividades para aumentar o conhecimento sobre os oceanos ao longo do currículo escolar, mas que também é excelente para todos que querem saber mais sobre a importância dos oceanos e os benefícios que ele nos oferece.


São 7 princípios essenciais que todo mundo deveria saber sobre o oceano!



Muito do conteúdo que usamos aqui é inspirado nesse material e ficamos realmente muito felizes em contribuir nesse caminho! 💙💙



Escrito por Mariana Thévenin⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 Siga nossas redes sociais: 

  • Oceano para Leigos
  • Oceano para Leigos
  • Oceano para Leigos
  • Oceano para Leigos
  • Oceano para Leigos

Acompanhe por e-mail!

Oceano para Leigos | 2016-2020.